segunda-feira, julho 30, 2007

Epidemia

Lendo o blog de uma amiga, Petulância, me despertaram alguns questionamentos encubados no meu ser (ai.).

Ela fala sobre um tipo de epidemia, pandemia, endemia, edema, algo assim, meio psy demais pra ser verdade, mas que retrata a mais pura verdade (a minha, pelo menos):

Estamos todos loucos?

Todas, repito com ênfase dramática, TO-DAS-AS-AS pessoas do meu habitat estão convivendo, e alguma até sobrevivendo a problemas intensamente incômodos. Uns sofrem pela falta de grana (plagiei legal), outros pela falta de um amor, outros pelo sufocamento de um amor, outros pelo emprego de carteira assinada, outros pelo trabalho autônomo, outros pelo trabalho nenhum, alguns pela doença de alguém, outros pela própria doença-depressão-síndrome-do-pânico-toc-pseudogravidez-bipolaridade-ufa! Algumas (as), muitas, tomam redutores de apetite ou remedinhos para cair na cama e dormir. Todos em encruzilhadas da vida. Têm que decidir se param de beber ou se tentam beber menos, se trocam de emprego, se vão morar na praia, se assumem um relacionamento, se terminam um relacionamento, se entram com o divórcio litigioso, se pulam pela janela, se trocam de babá, se mandam o filho pro internato, se trocam o cigarro de papel pelo de palha...

Eu comecei a evitar ouvir problemas alheios e, ao invés de atuar como ouvinte, troco meu papel pelo de entrevistadora. Quando um alguém vem me falar que a mãe isso, que o marido aquilo eu logo interrompo e pergunto: “Está todo mundo assim?”. E continuou: “As pessoas do seu meio de convívio estão TO-DAS-AS-AS passando por turbulências?”. E o que mais me assusta é que a resposta é sempre sim.

Que que ta acontecendo?

Será um vírus? Uma bactéria? Ou o tal ROTA-VÍRUS que, em uma semana deixou todas as pessoas da minha empresa de cama (em dias alternados)?

Nem sei se quero uma resposta. Na dúvida, não me respondam.

5 comentários:

  1. Acho qúe é uma pandemia, causada pelo capitalismo financeiro - neoliberal - e pelo mal-estar da civilização. E a solução? Eu sei, mas não dá pra explicar neste espaço.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:43

    Eu ia escrever + ou - a mesma coisa que o Rodrigo escreveu. Bem, deixa eu me apresentar. Me chamo Daniel, e te descobri através de teu muso. Achei legal o nome do teu blog. Faço críticas a esta raça tá maluca chamada Humana no meu blog. Passa lá e dá uma olhada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Complicado até Carol, tem que procurar força nem sei aonde...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:43

    oi. vc escreve muito bem sabia? O que tá faltando pra vc postar um novo texto?

    ResponderExcluir
  5. Falta tempo, Daniel...

    ResponderExcluir