quinta-feira, outubro 23, 2008

Meu ontem


Ontem foi “bastante interessante”, como diz um amigo meu.

Acordei atrasada, como sempre, café da manhã pela metade, ônibus com MP4, trabalho. Auto-escola. Trabalho. E-mails que absolutamente não gostei. Irritação. Angústia. Raiva. Vontade de “acabar tudo e pronto e acabou”, longas análises e auto-interpretações, busca de motivos, cigarro pra disfarçar a tristeza.

Reli textos que escrevi para algumas pessoas, li textos ótimos que escrevi por escrever, quis mudar um tanto de coisas, senti dores nas costas.

Depois do dia atolado de emoções (daqueles dias do tipo “se eu não menstruar amanhã eu to pirando”), precisava de uma amiga. E escolhi uma amiga grande. Queria um colo grande e macio de mãe e não falar nada. Só colo.

Fui até Jazz-mim. Quando comprava cerveja vi de longe um moleque que conhecia há tempos. Ainda tinha cara de moleque, na verdade. Não era mais moleque. Nós crescemos, né? Daniel Coli, o moleque que me ensinou os primeiros passos de forró muitos anos atrás. Eu, desorientada, pagando R$ 11,40 pela cerveja e cigarros, com um fone do MP4, procurando por moedas desaparecidas na bolsa, celular tocando, a hora passando devagar e, lógico, não conseguia realizar nenhuma das tarefas direito. Ai, que confusão. Acho que ele não entendeu nada. Me apresentou o pai dele “que tem um escritório bem aqui em cima, oh”. Oi, prazer e coisa e tal. E muito legal ouvir “nossa, Carol, você está a mesma coisa!” dez anos depois!

Amiga, colo grande. Acabou a cerveja e tenho que ir pra casa. Vou com você. Banco, Baiana e só a saidera. Foram três boas saideras. Entre conversas e boas déias, sei lá porque, falei “vou ligar pro meu pai agora”. O que me espantou foi que liguei mesmo.

A conversa registrada num papelzinho rapidamente extraído do bolso do garçom, captada por Débora:

... Eu sinto falta de um pai.

Mas você ainda pode ser pai?

EU POSSO ME DAR PRA VOCÊ.

A relação que temos foi resolvida por nós.

E os meninos?

Ela é uma artista.

Eu tenho lá em casa as duas coisas que ela me deu. Estão em cima da minha estante!

11 anos? Putzgrila!

Ele vai para o Campeonato Brasileiro?

Tudo que você queria que eu fizesse o moleque fez!

Ele ta maior que você?

1,75?

Muito maior do que eu!

Brenda já parece mais comigo. Mais artista, né?

Ele já é mais disciplinado...

Amo ter uma irmã mais nova artista!

Fala pra ela que eu vou aí fazer arte com ela, tá?

Eu te amo.

Você me ama também?

Isso enquanto aconteciam também as três saideras, o registro escrito e as bilhões de fotos que Jazz-mim tirou. Cara, como ela consegue? E deixo pra ela a escolha de que foto postar com este texto, esta crônica da vida real.

Hoje acordei mais feliz! Desejei boa quinta-feira de trabalho pra todo mundo! E ganhei dinheiro!

E orei já me comprometendo a ser melhor mãe, melhor filha e neta e melhor EU MESMA. Dar uma afastada de coisas ruins. Focar nas coisas boas, que me trarão resultados.

E comecei já, de imediato. Á partir de hoje já é diferente de ontem!

Ô vida...

Um comentário: