terça-feira, agosto 19, 2008

Ela faz parte da Minha Colcha de Retalhos


Outro dia, um domingo, esperávamos o meu ônibus passar. Depois de um feriado bem prolongado, “onde a carochinha se fez rainha”, depois de muitos acontecimentos guardados em memória REM, estávamos conversando, rindo e esperando o meu ônibus passar.

Eu disse: “você sempre espera meu ônibus passar primeiro, né?” e ela sorriu. Ela simplesmente sorriu.

Vim pra casa pensando em quantas vezes ela já deixou o ônibus dela passar para esperar o meu. E quantas vezes já saiu de casa correndo porque eu precisava de ajuda com meus lamentos amorosos. E quantas vezes ficou com o pescoço torto quando eu estava com o pescoço torto, só para ficarmos com a conversa alinhada. E quantas vezes cuidou de mim mesmo sem que eu merecesse. E quantas vezes me apoiou mesmo quando eu estava completamente errada. E quantas vezes foi, voltou, resolveu, abraçou, chorou, riu, se meteu em enrascadas. Por minha causa. Amiga assim é coisa rara. Amiga assim é coisa linda, é gente que te ama e pronto.

“Veja bem, Carol...”, “As pessoas...”, “Não posso, não posso, não posso... que horas?”, “Carol é meu projeto social na Terra”, “Veja bem, vocês não estão entendendo...”, “Eu consigo ver as pessoas por dentro”, “Precisamos tomar uma cerveja!”... – basicamente tudo que ela fala começa assim...

Ariela, Ariel Sharôn, Ariel, bolinha (este já não cabe mais), Flooooorrrr, “aquela que veio direto do filme de Ray Charles”! Sharon Rodrigues Silva.

Sharon é espetacular. Consegue fazer coisas que até eu duvido.

1) Ela consegue marcar três compromissos com pessoas e lugares diferentes e ir a todos. E sempre atrasa.

2) Ela monta um forte apache com meu filho e usa bichos de pelúcia como arma. E fica de castigo depois. Com ele. Sem poder falar.

3) Ela cuida muito bem de uma menina de quatro anos no supermercado. Especialmente quando a sua única função é não deixa-la abrir a caixa de bombons. Você vira as costas e elas comem juntas – todos os bombons.

4) Ela consegue programar uma super viagem para Salvador – para o carnaval – desde abril do ano anterior e escutar Ivete Sangalo durante todo este espaço de tempo.

5) Ela machuca, acidentalmente, crianças indefesas quando é terceirizada como babá. Afoga um aqui, quebra o nariz do outro ali... Mas todos sobrevivem. E a amam.

6) Ela tem sempre histórias surpreendentes sobre seus melhores amigos da última noite.

7) Ela faz amizade com cachorros... E, por vezes, tenta salvá-los.

8) Tem uma história de um sapo verde de plástico que até hoje não entendi.

9) Fica com as bochechas vermelhas mesmo sendo “neguinha”! Acha isso o máximo e diz que eu sou a “branca do samba”. “Olha lá como a Carol dança... nem tem bunda, essa coisa!” – ela justifica.

10) Ela demora pouco, tipo meia hora, pra achar um band-aid quando você quebra todos os dedos da mão numa hélice de helicóptero que dizem chamar “ventilador”.

11) Ela sempre acha alguém pra tirar foto. Um cantor sertanejo ou o cara do algodão doce, a velhinha feliz, o cara do black music, qualquer um. Ela sempre aparece com alguém e aponta o dedinho do jeito “tira uma foto”.

12) Sharon já bateu vários recordes como “a pessoa que mais atrasa no mundo”, “a pessoa que não corre nunca”, “a pessoa que ficou 12 horas bebendo e não caiu”, “a pessoa que passou o carnaval duas vezes no mesmo lugar, na mesma casa, com anfitriãs nada agradáveis!”, “a pessoa que tem um botão liga-desliga”, “a pessoa que deu um triple-max-blaster-turbo golpe ninja para defender a amiga das ondas gigantescas do mar de Salvador”, “a pessoa que mais perde MP3 Player´s e óculos escuros!”, “a pessoa que acompanha uma neurótica fazedora de relatórios até altas horas da madrugada sem poder falar nada e permanecendo acordada!”... E esta é ótima: “a pessoa que emagreceu 30 quilos esperando pelo almoço da Dirllyam – que talvez nunca aconteça. Aêeee!!!”

Ela cantarola, mas não admite cantar. Ela cede um colo, mas também precisa de colo, precisa de carinho. Ela te carrega mesmo se não puder andar. Ela te alegra mesmo se estiver triste.

Ela está sempre por perto. E muito importante: sempre espera seu ônibus passar primeiro.


2 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    Que linda !
    Quero ela de presente embrulhada em papel celofane vermelho com bolinhas brancas !

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:02

    Um sorriso. Mas um sorriso que nem eu sabia que ele podia ser tão, mas tão lindo você me proporcionol. E ele é para você.

    Obrigada minha Flor.

    ResponderExcluir