São cinco horas da manhã e, como tem sido comum nos últimos dias, não consigo dormir. Várias coisas vêm na minha cabeça. Várias, e uma delas é que começo a desconfiar da Bíblia.
Quando dizem “...matam as viúvas e os órfãos, e assassinam os estrangeiros que vivem na nossa terra...”. Estrangeiros? A Bíblia não era UNIVERSAL? Então os estrangeiros são os americanos, brasileiros, franceses que vivem em Jerusalém? Ou são os ET´s que insistem em aparecer no nosso pequeno planetinha azul?
E quando diz que “os mentirosos, invejosos e pecadores pagarão com a tua ira”? e que o seu santo poder “me protegerá”? Ora, quem ousa dizer isso? E que o Senhor atirará flechas nos que invejam e mentem? Pois estou de peito aberto. Porque sou mentirosa, invejosa, ciumenta, pecadora, injusta, malfeitora, preconceituosa e etc. Que atire a (ops!) a “flecha” quem não o é. Me fez (ou me fiz, sei lá) ser humano. E me colocou nos genes (ou na mente) a vontade de ter o que o outro tem (inveja), a possessão pela monogamia (ciúme), a necessidade de viver em comunidade (mentira), a possibilidade de errar (pecado), o poder da avaliação do outro (injustiça), o discernimento do diferente (preconceito) e, é claro, entre tantas outras, me deu a capacidade de usar tudo isso a meu favor (malfeito). Ou não. E então vou levar uma flechada no peito e minha carne será devorada pelos lobos? Os lobos, afinal, são malvados? Até os guarás? E um ser prodigioso lê estas passagens na Bíblia me desejando a fome dos caninos e será salvo pelos céus?
Acredito piamente em Deus e que ele, só ele, me levará ao paraíso (o quer que seja isso!). Mas então tenho até que dia para parar de beber, beijar na boca, comer a maçã do pecado, me divertir, ficar com preguiça, experimentar novos sexos e atirar pedras? Porque me deixou ter vontade de fazer isso tudo só pra que eu pudesse provar que abdico disso por Ti? Meio estranho...
Diz na Bíblia que Deus faz chover nas colheitas para que dêem frutos. Meu Deus, com todo o respeito, o que quer dizer a seca do nordeste? Castigo aos meninos deseducados de barriga d’água? E o câncer? Tenho certeza que existe uma explicação pra isso. Amargura, passagem, aprendizado? Porque você não vem logo aqui de uma vez, em vez de ficar ameaçando que “por volta do ano 2000” (que pode ser amanhã ou no ano 4000) você aparecerá botando fogo em todo mundo e só aí vamos entender o mistério da vida? E acaba com a minha angústia? Taí! Outro pecado: egoísmo. Muita gente continua aí vivendo na boa sem preocupação nenhuma e eu querendo acabar com tudo só porque to numa baita angústia?
Me explica como é que vou ter certeza de que isso tudo não é a nossa necessidade de explicar o que não faz sentido? Que isso tudo não é uma grande preocupação com o controle dos poderosos sobre os fiéis ignorantes para construírem igrejas em diferentes versões e disputarem entre si como em campeonatos de futebol? Budistas evangélicos, cardecistas, umbandistas, e o que mais?
E não me venha com essa de fazer o vento varrer tudo e os móveis saírem do chão e o meu pai aparecer na porta da minha casa e um anjo de asinhas douradas voar sobre a minha cabeça. Porque pra tudo isso a ciência se vangloria em achar uma explicação lógica. Porque nos deu inteligência, né? Experimente algo mais, assim, dentro da minha cabeça, sei lá!
Fato: Deixei de ler a Bíblia no mesmo dia que comecei. E não me puno por isso porque deixei de ler Schopenhauer também no mesmo dia que comecei. E aposto que ele não me julgou por isso.
Só um pedido: Continuo acreditando em Ti, mas não quero ter medo do dia do “encontro final” onde receberei flechas no peito e serei comida pelos lobos e queimarei no fogo do inferno só porque fui exatamente o que você me fez ser: Ser Humana. Cheia de dúvidas e divagações. Assim exatamente como deveria ser.
Mas como não sei o tamanho da ofensa que posso ter provocado, foi mal aí, Deus. Quero terminar meus dias em cima das nuvens brincando com os anjinhos. Falou?
Deus "fala" em diversos momentos, até mesmo quando derrubamos uma taça de vinho...
ResponderExcluirPalmas!
ResponderExcluirPena que eu sou um diabrete...
Interessante as ideias que refutou, sãopoucas as pessoa que possuem coragem de o fazer.
ResponderExcluirCreio que você irá gosta de aprender pu aprofundar sobre determinadas religios como o agnostiscismo. Emfim. Só um palpite.
Adorando seus textos...
Tudo de bom pra ti.