segunda-feira, novembro 10, 2008

Caretas

Nos últimos tempos tenho recebido muitas indignações, sustos, caretas incrédulas e sobressaltos acompanhados com engasgo de cerveja quando digo que tenho um filho. Ora, sempre tive um filho. Tudo bem que nove anos e meio fazem mais diferença pra ele do que pra mim. Hoje, ao menos.
E eu to bem ali sentada numa mesa de bar com um bocado de gente que acabava de conhecer e uma mesinha para 12 cadeiras. Lógico que com essa intimação ao contubérnio as pessoas acabam conversando umas com as outras, com todo mundo. Começa com a moça da esquerda, a do lado dela, o rapaz da direita e, por fim, já se conversa atravessado com outras pessoas que estão na sua frente, em paralelo às outras que também atravessam palavras contundentemente. E assim recebi um tanto de ãhs?!, o quês?!, caretas, sinais de interrogação, “imagina, ta brincando!”, e outras cordialidades. E quando eu dizia que o moleque já tinha seus nove anos e meio de vida pós uterina as caretas e caricaturas estrebuchavam e se contorciam ao ponto de dar medo. Ai, credo.
Sim. Meu filhote já tem isso tudo de idade. E eu não tenho mais a mesma carinha de menina que tinha quando ele existiu. Mas ainda assim ouço coisas do tipo: “então você tinha o quê?, oito anos de idade quando ele nasceu?”. Não. Dezoito quando embuchei e dezenove e um mês quando dei a luz ao camarada. E o moleque é tão, mas tão fera, que cresceu e espichou numa beleza que só vendo.
Não sou irmã dele, não, ele não chama a minha mãe de mãe e sim, eu criei e ele mora comigo. Isso também significa que trabalho, estudo, me exercito, me reciclo, penso, planejo E TAMBÉM corrijo o para casa, dou torra, coloco de castigo, me orgulho, ensino a fazer arte com tinta à óleo, corto unha, limpo umbigo, mando tomar banho e cuido das febres e dores em geral. E levo ao médico, como fiz hoje.
É lindo ser nova e ter um filho e não parecer. “Você é tão novinha...”. Mas também tem a outra parte desta coisa maternidade. Como a fadiga, o desespero, o cansaço, o desapego do resto, o olhar admirador, o olhar trovoado, misto quente e cinco bolas e meia de sorvete. Lógico que vai passar mal...
Be a mum. It’s not so easy. If you want you can join us for a week...
Then you´ll see wath about single mother´s... Youl´d better not .
Just keep saing I´m a beautiful mum and that you steel can´t believe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário