O que um cidadão comum ganha se o Brasil ganhar a copa? Dinheiro? Prestígio? Fama? Emprego? Status? O quê?
O que euzinha ganho com a copa? Eu sei que o Geraldo do buteco da esquina ganha um bocado de reais, um bocado de garrafas quebradas, um bocado de problemas com a prefeitura e um bocado de dor de cabeça. E outro dia acabou me dizendo que só continua abrindo seu bar porque gosta da companhia dos amigos. Porque sempre leva prejuízo. E eu me pergunto: o que o Geraldo ganha com a copa?
O Brasil perdeu. Minha mãe, a próxima “Galvona Bueno”, diz que o Brasil não merecia ganhar nem o primeiro jogo. Peraí. O Brasil não merecia? E tem que merecer?
Eu sei o que o Millôr ganha com a copa. O Millôr ganha mais tempo pra tomar seu wisk com energético. Já tem na cabeça pelo menos umas cinco semanas de crônicas em mente. Gasta menos tempo pensando. Só não sei o que eu ganho com isso. Escrevo de graça mesmo.
Sei o que os jogadores ganham. Ah, os jogadores. Estes sim ganham dinheiro, prestígio, fama, emprego, status e outros tantos. E só tinham que fazer uns gols. Uns oito ou nove, acho que dava pro gasto. Pra poderem ganhar ganham dinheiro, prestígio, fama, emprego, status e outros tantos.
O mercado de trabalho agora gosta de trabalhar com foco no resultado. Se fizer ganha, se não fizer não ganha. Deveria ser assim também no futebol, não?
Uma nação de treinadores, comentaristas e preparadores em prol de um bem comum. Todo mundo torcendo. É tão bunito ver imagens de bebês palestinos com a carinha pintada de verde e amarelo e gritando “Bruazil”! É tão bunito ver seus zés e donas marias gastando seu décimo terceiro em pacotes de viagem para a copa, facilitados em até vinte e cinco meses no seu cartão de crédito! É tão bunito ver a confraternização entre jogadores de futebol da seleção e o nosso presidente! Ah... A copa mexe com o coração das pessoas, não é mesmo? Mas agora, sinceramente, o que você ganha com a copa além de poder sair mais cedo do trabalho e encher a cara durante a semana sem ó menor pudor social?
pô, mas aí você já respondeu quase tudo!
ResponderExcluiralém dessas coisas, uma boa é ficar falando dos times, dos jogadores, dos belos gols... eu gosto bastante de futebol. acaba que a copa parece um video-game, só que eu nem preciso jogar haha.
mas a questão que você levantou é muito válida, sim. é isso aí o que acontece =p